Dúvidas? Ligue ou chame no

Clareamento e Estética Dental

5433a02e-ff51-49c8-84d9-e6f1ff46201a

CLAREAMENTO  DENTAL

Meus dentes podem ser clareados?

Sim. Qualquer pessoa pode ter  seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros ou com restaurações clinicamente satisfatórias. Realizaremos uma boa avaliação de sua condição dental como orientação para o tratamento.

Como funciona o Clareamento Dental?

As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, quebram as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.

Como posso clarear meus dentes?

Os dentes podem ser clareados através de géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) de duas maneiras:

  1. No consultório( CLAREAMENTO À LASER): o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante concentrado, associado ao uso de LASER. Pode ser feito em uma ou mais sessões, dependendo de cada caso, com intervalo mínimo de 1 semana.
  2. Em casa (Doméstico Supervisionado): o paciente, sob orientação do dentista, leva um kit com material clareador + moldeiras individualizadas , para usar diariamente em casa. O clareamento doméstico supervisionado é  seguro e eficaz. Lembrando que é necessário supervisão de um cirurgião dentista habilitado e seguir rigorosamente suas orientações. O tempo de aplicação diária pode variar conforme grau de escurecimento dos dentes e concentração do agente clareador.

Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?

Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional. Seja no consultório seja em casa, sempre deve haver monitoramento do dentista.

Os produtos usados no clareamento são seguros a saúde geral?

Sim. Como qualquer medicamento utilizados na medicina e odontologia, se usados corretamente conforme orientação profissional, os produtos usados no clareamento não promovem nenhum prejuízo a saúde geral.

Eles provocam  danos a gengiva?

Não, desde que o paciente faça tratamento supervisionado e não use produtos vendidos pela TV ou em farmácias. O dentista confecciona uma moldeira individualizada que cobrirá somente  a superfície dental ,evitando assim,que o agente clareador tenha contato direto e contínuo com a gengiva. Qualquer lesão e sesibilidade devem ser imediatamente comunicadas ao dentista.

O dente clareado fica enfraquecido ?

Não. A estrutura dental não é afetada.

O clareamento altera as restaurações já existentes?

Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas. Como as restaurações não sofrem ação dos clareadores , parecerão mais escuras frente aos dentes clareados , causando desarmonia estética.

Cuidados que devem ser tomados:

Durante o Clareamento Dental, é necessário evitar a ingestão de alimentos que possuem elevada quantidade de corantes em sua composição, como café, chá, chimarrão, refrigerantes, vinho tinto, beterraba e alimentos ácidos como frutas cítricas. Não fume durante o tratamento. Não seguir essas e outras recomendações passadas pelo cirurgião dentista, podem comprometer o resultado do tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento doméstico?

Dura de15 a 30 dias, utilizando todos os dias. Podem  haver variações a depender do grau de escurecimento e de quanto se deseja clarear .

O dente clareado pode escurecer novamente?

Sim. Mas nunca como era antes . Após um ou dois anos pode haver a necessidade de um retoque, que pode ser feito à LASER em 1 sessão ou com moldeiras individuais durante aproximadamente 1 semana.

Existem efeitos colaterais?

Há casos de hipersensibilidade após o tratamento. Nesses casos, deve-se fazer uso de agentes dessensibilizantes. Nos casos mais agudos, recomenda-se o uso de analgésicos antiiflamatórios para maior conforto do paciente.

Quais as contra-indicações do Clareamento Dental? 

Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes, lactantes, pacientes que apresentam reação alérgica comprovada ao produto utilizado e aos que apresentam patologias periodontais.